- Área: 906470 ft²
-
Fotografias:Bruce Damonte, Jason ORear
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Related California, a principal afiliada da Related Companies - a maior empresa do setor imobiliário nos Estados Unidos - na costa oeste, acaba de anunciar a inauguração do seu mais novo empreendimento, o arranha-céu residencial projetado pelo OMA em San Francisco. Implantada no coração do emergente distrito residencial californiano, o Transbay District, a torre projetada pelo OMA é um projeto colaborativo desenvolvido em parceria com o escritório novaiorquino de design Clodagh Design, a Fougeron Architecture, a HKS e a Jay Jeffers.
A apenas quatro quadras de distancia da Baía de São Francisco, o The Avery já pode ser considerado o principal edifício do emergente distrito da zona leste de San Fran. O arranha-céu de 175 metros de altura projetado pelo OMA faz parte de um conjunto maior, contando ainda com um edifício pódio projetado pela Fougeron Architecture.
“O Transbay está se transformando no futuro da cidade de São Francisco. Nosso edifício está localizado em uma área bastante privilegiada dentro do bairro e por isso queríamos desenvolver um projeto que fosse capaz de definir uma nova centralidade dentro do distrito”, disse Jason Long, sócio do OMA. “É um orgulho enorme para todos nós poder inaugurar a primeira torre residencial projetada pelo OMA na costa oeste dos Estados Unidos. O edifício foi concebido de tal forma à articular diversas escalas, do bairro à cidade, priorizando as principais vistas para a cidade e para a baía de San Francisco”, concluiu Shohei Shigematsu, sócio do OMA
Enquanto a maioria dos arranha-céus são tipicamente edifícios isolados de seus contextos urbanos, o The Avery se abre para a cidade, acolhendo o público e definindo um espaço publico interior que conecta a Folsom - a principal avenida do bairro - com a Clementina - um calçadão aberto para pedestres e ciclistas. Com a inclusão deste espaço púbico, dividimos o pódio em dois elementos, conectando-o de forma efetiva à escala do bairro, criando ainda uma série de amenidades para atender ao público como espaços comerciais e serviços, além de um pátio paisagístico e jardins verticais.
A torre de vidro de 56 pavimentos e mais de 170 metros de altura se ergue imponente no coração de Transbay, combinando apartamentos menores à preços mais acessíveis até unidades maiores voltadas para o mercado imobiliário de alto padrão, além de uma série de amenidades e serviços compartilhados. Como um gesto urbano, o projeto da torre provoca um escalonamento de mão dupla, para cima e para baixo. No 33º pavimento, uma quebra na fachada marca o ponto de referência estabelecido pelo gabarito dos edifícios adjacentes.
Todos os espaços interiores da torre foram projetados pela Clodagh Design, inspirados pelo espírito urbano da baía de San Francisco e a sua forte conexão com a natureza e o bem-estar. Contrapondo-se a natureza fria do exterior, o design dos espaços internos estabelece uma atmosfera mais calorosa e intima. "A experiência de trabalhar neste projeto do The Avery tem sido uma grande alegria para todos nós da Clodagh Design, do início ao fim", disse Clodagh. A Clodagh tem trabalhado com a Related Companies com frequência, eles compraram a ideia e entendem a nossa preocupação com certos conceitos como a biofilia, o bem-estar, a bio-geometria e cura dos chakras, estratégias de projeto que utilizamos para criar espaços equilibrados e agradáveis.